ENGENHARIA CIVIL
AMERICANA - MARIA AUXILIADORA


Duração
10 semestres (Encontros presenciais 1 vez por semana)


Turno das aulas
Noturno


Horário das aulas
Noturno: 19h às 22h35


Investimento
R$ 740,94 / mês
mensalidade 2022
SOBRE
O ritmo de desenvolvimento da ciência e tecnologia exige do engenheiro a busca contínua de conhecimento e aprimoramento. Assim, o curso de Engenharia Civil do UNISAL propicia uma sólida formação nas ciências básicas e em conceitos fundamentais da área, capacitando o futuro engenheiro para o autodesenvolvimento, de modo que absorva os novos conhecimentos e as inovações decorrentes das rápidas mudanças.
Ato Regulatório
Ato Ad Referendum Nº 03/20 de 15.09.2020
OBJETIVO
O curso de Engenharia Civil do UNISAL tem o objetivo específico de formar engenheiros com condições de atuar nos diversos espaços que constituem o mercado da Engenharia Civil. Por outro lado, a formação básica, seguida das disciplinas profissionalizantes oferecidas pelo curso de Engenharia Civil, capacitará os alunos desta Instituição a prosseguirem seus estudos nas áreas de especialização, pesquisa e pós-graduação na habilitação de Engenharia Civil e áreas correlatas.
Além do objetivo de formar engenheiros com conhecimento multidisciplinar na área de Engenharia Civil e com uma sólida formação básica, o curso também objetiva formar engenheiros aptos a se integrar com facilidade e desenvoltura nos ambientes de trabalho, a interagir com grupos e/ou com profissionais de diversas áreas e a identificar-se facilmente com os enfoques, abrangências, limites e interfaces do seu trabalho.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O futuro profissional poderá exercer suas funções em órgãos públicos, empresas privadas de construção civil, em instituições de ensino e de pesquisa, serviços autônomos, como profissional liberal, em projetos e obras para edificações, infraestrutura urbana, barragens e transporte.
PERFIL DO EGRESSO
O Engenheiro Civil formado pelo UNISAL deverá ser capaz de desenvolver, propor, executar e acompanhar soluções de construção integradas, comprometido com a sustentabilidade e com a responsabilidade social.
PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO
Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem!
Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.
Dessa forma, criamos o Percurso Formativo do Aluno com cinco componentes principais:
Projeto Integrador e Projeto de Vida: elemento norteador do curso e primordial para a formação do profissional inovador. A atividade proporciona oportunidade para a aplicação prática dos conhecimentos, gerando autonomia e trabalho em equipe para a resolução dos desafios. É o momento de “pôr a mão na massa”, solucionando questões reais, em preparação para a via profissional. Além de possibilitar carga horária curricular para a atividade (80 horas semestrais), O UNISAL disponibiliza salas de estudo e laboratórios para que os grupos possam soltar sua criatividade e elaborar projetos inovadores.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Unidades curriculares: disciplinas e atividades curriculares que desenvolvem a aprendizagem dos conceitos e técnicas. São compostas por unidades de caráter técnico – específicas da carreira escolhida – e humanístico – que promovem o desenvolvimento integral do aluno, bem como as habilidades comportamentais requeridas pelo mundo do trabalho, também chamadas de “soft skills”, como liderança, trabalho em equipe, capacidade de decisão, entre outras. Em sua estrutura, o UNISAL conta com salas de aula, ambientes pedagógicos e laboratórios específicos para cada carreira e curso.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Estágio: momento de inserção do aluno no mundo do trabalho. Esta é a fase da primeira experiência profissional do aluno na carreira escolhida, propiciada pelo UNISAL, que supervisiona e orienta essa vivência. Além de buscar vagas de estágio, o UNISAL auxilia o aluno na procura por oportunidades de emprego, contando com sua equipe de Estágios e Empregabilidade.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Disciplinas Optativas: o UNISAL proporciona ao aluno a oportunidade de escolher livremente conteúdos que gostaria de conhecer, independentemente de sua área de formação. Nessa flexibilização curricular, são disponibilizadas disciplinas de TODOS os cursos do UNISAL para que o aluno possa definir como quer enriquecer sua trajetória, tornando-se um profissional completo. As disciplinas optativas são oferecidas sem qualquer custo adicional, condicionadas apenas à existência de vagas e oferecimento no curso. Ao final, todas as disciplinas cursadas com aprovação irão compor o histórico escolar do aluno, que terá um diferencial em sua formação, de acordo com sua preferência.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Atividades Complementares: mais um componente curricular de flexibilização da formação do aluno; as atividades complementares são de livre escolha do discente, realizadas por meio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro ou fora do UNISAL, fortalecendo a pluralidade do profissional.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
CORPO DOCENTE
Para formar seus alunos, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 95% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado.
PROJETOS
O UNISAL incentiva empreendedorismo, fornecendo conhecimentos para a gestão de negócios, com as seguintes atribuições/atividades: supervisão, coordenação e orientação técnica; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; elaboração de orçamentos; padronização, mensuração e controle de qualidade; execução de projeto, instalação, montagem, operação, reparo, obra e serviço técnico; condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; produção técnica e especializada; condução de trabalho técnico; operação e manutenção de equipamento e instalação.
EMPREGO E ESTÁGIO
O estágio supervisionado tem o objetivo de proporcionar ao estudante a vivência de situações similares as que ele encontrará no mercado de trabalho, depois de formado como Engenheiro Civil. Observa-se que a prática de estágio deve contribuir para a formação do perfil profissional que se pretende, incluindo o desenvolvimento das competências desejáveis e o aprimoramento de conhecimentos específicos relacionados à Engenharia Civil. Desta forma, o curso de Engenharia Civil possui uma comissão formada que se responsabiliza pelo contato e definição de um número de organizações em que o estudante poderá realizar o estágio curricular, procurando atender aos objetivos pretendidos, por meio do contínuo acompanhamento e avaliação da organização em que o estágio está sendo realizado e do desempenho do estudante. O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, um campo privilegiado para o exercício da prática profissional e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos nos cursos. De acordo com a nova Lei de Estágios, estágio é o ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de ensino superior. O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.