10 semestres (Encontros presenciais 1 vez por semana)
Noturno
19h às 22h35
Modalidade sem oferta no momento
Modalidade sem oferta no momento
A grande carência no país de técnicos profissionais (p. ex: engenheiros) formados e que estejam atualizados em novas tecnologias. É indiscutível, também, que esta situação tende a se agravar frente à demanda por profissionais qualificados na área mecânica. Para reverter este quadro, torna-se necessário um grande esforço no sentido de viabilizar a formação de um número crescente de profissionais, com as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho em Engenharia Mecânica, tendo a Universidade Brasileira um papel fundamental a ser desempenhado na produção e na divulgação de conhecimentos nas áreas citadas.
Ato Regulatório
Ato Ad Referendum Nº 07/20 de 15.09.2020
Formar engenheiros com perfil competente, apoiados em valores como responsabilidade social, ética e profissionalismo, compromissados com o desenvolvimento sócio-econômico. O curso tem como objetivo promover ensino integrado, formando profissionais empreendedores e comprometidos com o auto-conhecimento, a transformação social, cultural, política e econômica do País, formando cidadãos críticos, criativos e dinâmicos, capazes de satisfazer necessidades sociais e profissionais com auto-realização, através de um processo educativo global e articulado, capaz de atender às transformações e desafios dos novos rumos que estão sendo delineados para o mercado de trabalho, sem negligenciar as expectativas da comunidade na qual o profissional está inserido. Nesta perceptiva é que se insere o curso de Engenharia Mecânica.
O Engenheiro Mecânico atua em indústrias de transformação em geral; em indústrias de máquinas e equipamentos; em empresas que atuam no projeto, instalação e manutenção de sistemas mecânicos industriais; em empresas que atuam nas áreas de planejamento e consultoria; em empresas e laboratórios de pesquisa científica e tecnológica. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando consultoria.
O engenheiro mecânico formado pelo UNISAL será um profissional capaz de dominar o universo dos sistemas mecânicos em prol de uma sociedade sustentável.
Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem!
Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.
Dessa forma, criamos o Percurso Formativo do Aluno com cinco componentes principais:
Projeto Integrador e Projeto de Vida: elemento norteador do curso e primordial para a formação do profissional inovador. A atividade proporciona oportunidade para a aplicação prática dos conhecimentos, gerando autonomia e trabalho em equipe para a resolução dos desafios. É o momento de “pôr a mão na massa”, solucionando questões reais, em preparação para a via profissional. Além de possibilitar carga horária curricular para a atividade (80 horas semestrais), O UNISAL disponibiliza salas de estudo e laboratórios para que os grupos possam soltar sua criatividade e elaborar projetos inovadores.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Unidades curriculares: disciplinas e atividades curriculares que desenvolvem a aprendizagem dos conceitos e técnicas. São compostas por unidades de caráter técnico – específicas da carreira escolhida – e humanístico – que promovem o desenvolvimento integral do aluno, bem como as habilidades comportamentais requeridas pelo mundo do trabalho, também chamadas de “soft skills”, como liderança, trabalho em equipe, capacidade de decisão, entre outras. Em sua estrutura, o UNISAL conta com salas de aula, ambientes pedagógicos e laboratórios específicos para cada carreira e curso.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Estágio: momento de inserção do aluno no mundo do trabalho. Esta é a fase da primeira experiência profissional do aluno na carreira escolhida, propiciada pelo UNISAL, que supervisiona e orienta essa vivência. Além de buscar vagas de estágio, o UNISAL auxilia o aluno na procura por oportunidades de emprego, contando com sua equipe de Estágios e Empregabilidade.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Disciplinas Optativas: o UNISAL proporciona ao aluno a oportunidade de escolher livremente conteúdos que gostaria de conhecer, independentemente de sua área de formação. Nessa flexibilização curricular, são disponibilizadas disciplinas de TODOS os cursos do UNISAL para que o aluno possa definir como quer enriquecer sua trajetória, tornando-se um profissional completo. As disciplinas optativas são oferecidas sem qualquer custo adicional, condicionadas apenas à existência de vagas e oferecimento no curso. Ao final, todas as disciplinas cursadas com aprovação irão compor o histórico escolar do aluno, que terá um diferencial em sua formação, de acordo com sua preferência.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Atividades Complementares: mais um componente curricular de flexibilização da formação do aluno; as atividades complementares são de livre escolha do discente, realizadas por meio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro ou fora do UNISAL, fortalecendo a pluralidade do profissional.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Para formar seus alunos, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 95% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado.
No curso há a prática de desenvolvimento de Projetos Interdisciplinares (PI) que ocorre semestralmente.
Além disso, os alunos são incentivados a desenvolverem projetos de forma autônoma, como por exemplo:
– AeroUnisal:
Atualmente composta por 20 alunos de diversos cursos de engenharia, a equipe participa desde 2013 da competição SAE BRASIL AeroDesign e busca constante o aperfeiçoamento.
O objetivo da competição é projetar e construir um avião rádio controlado original, que seja o mais otimizado possível em todos os aspectos da missão, por meio de soluções de projeto criativas, inovadoras e multidisciplinares, que satisfaçam os requisitos e restrições impostas no Regulamento.
Saiba mais sobre o AeroUnisal: www.unisal.br/aerounisal
– Xbots:
A Xbots UNISAL é uma equipe estudantil que procura desenvolver projetos na área da robótica utilizando o conhecimento obtido na sala de aula, visando sempre a utilização do que há de mais moderno e acessível.
Formada em 2013, a equipe conta hoje com 11 membros de diversos cursos de Engenharia e de Tecnologia da Informação, que desempenham funções específicas em cada projeto. A equipe compete em três categorias: Seguidor de Linha, Sumô Lego (1Kg) e Combate Featherweight (13 Kg). Além da competição e de apresentações na própria faculdade, a Xbots UNISAL também faz visitas a escolas e outras universidades para divulgar inovações na área da tecnologia e didática, bem como para mostrar alguns aspectos dos diversos cursos de Engenharia e de TI para estudantes do ensino médio.
Saiba mais sobre a Xbots: www.facebook.com/roboticaunisal – E-mail: xbots.robotica@gmail.com
– UNIAÇÃO:
O Projeto, denominado UNIAÇÃO, é um projeto social sem fins lucrativos, de caráter voluntário e de cunho social, com o intuito de juntar o conhecimento adquiro em sala de aula com a vontade de ajudar o próximo, este é composto por um grupo de discentes dos Cursos de Engenharia Civil e Elétrica do Centro Universitário Salesiano de São Paulo – UNISAL – Unidade Lorena, sob a coordenação de 4 professores desta instituição. O objetivo principal do projeto é a realização de reformas e/ou melhorias em instituições filantrópicas que circundam o UNISAL Lorena.
Realizada após 10 meses de existência, durante 1 semana, a primeira reforma em uma instituição selecionada pelo grupo, uma creche, sediada em Guaratinguetá/SP, que atende crianças de 3 a 6 anos, totalizando 69 crianças. De acordo com a visita realizada nesta creche, foi constatado problemas de umidade nas paredes das salas onde as crianças ficam a maior parte do tempo. A reforma foi realizada para garantir a melhoria nestas áreas afetadas.
O projeto efetua toda a reforma sem trazer custo para instituição selecionada, com isso os Alunos têm o trabalho de levantar fundos através de rifas e doações de parceiros que se sensibilize com objetivo do mesmo.
“Oportunidades não surgem, nós é que devemos criá-las” é a frase de Chris Grosser utilizada como lema da equipe, diante de todas as dificuldades encontradas.
Saiba mais sobre o UNIAÇÃO: www.facebook.com/projetounicao – www.instagram.com/uniacao.eng – www.projetouniacao.com
-UNISAL Celeritas
Trata-se de desenvolvimento tecnológico em uma instituição de ensino superior. Uma atividade na qual os Alunos trabalham num projeto de criação de um carro ecológico, com característica sustentável. Além disso, o grupo se dedica também à construção de um carro elétrico e um mini baja para competição e projetos na área da tecnologia assistiva. É a pesquisa na prática. Você quer fazer parte do UNISAL Celeritas? O projeto é encabeçado pela professora Regina Cabette. Os pré-requisitos para quem desejar participar são: cursar as Engenharias do UNISAL ou ter disponibilidade aos sábados. Saiba mais pelo e-mail: gestaoceleritas@hotmail.com
O Curso de Engenharia Mecânica do UNISAL unidade Lorena conta com os laboratórios abaixo descritos. Entretanto, a instituição encontra-se em fase de expansão e estão sendo construídos novos e modernos laboratórios a fim a abrigar os demais cursos de engenharias.
Laboratório de Química (Núcleo Básico)
Com cerca de 110 m2, o Laboratório de Química dispõe modernas bancadas, providas de castelo, instalações de gás, água e energia elétrica em 110 e 220V. Está dimensionado para até 25 alunos. Está equipado com todos os recursos a fim de experimentos e análises via úmida tais como: vidrarias em geral (béquer, lâminas, tubos, balões, vidro de relógio, pipetas, buretas etc.), reagentes diversos, utensílios, bicos de bunsen e mantas refratárias, peras e tubos de conexão, capela de gazes, chuveiro de emergência, estufas, misturadores, destiladores, balanças analíticas, espectrofotômetro, ph-metro, centrífuga, termômetro e outros.
Laboratório de Física (Núcleo Básico)
O Laboratório de Física tem de 80 m2, dispõe modernas bancadas com a capacidade de até 25 alunos. É dotado de diversos equipamentos e instrumentos tais como: paquímetros, micrômetros, escalas métricas, dinamômetros, 3 kits de colchão de ar linear equipados com cronômetros digitais, 2 kits de queda livre equipados com cronômetros digitais, 6 kits de plano inclinados, 12 microscópios Carl-Zeiss, diversos amperímetros, voltímetros, transformadores e outros equipamentos para ensaios e experimentos em calorimetria, ondulatória, mecânica, cinemática, eletricidade e magnetismo.
Laboratório de Circuitos Elétricos (Núcleo Básico)
O Laboratório de Circuitos Elétricos, Eletrônica Analógica e Eletrônica Digital em conjunto com o Laboratório de Máquinas Elétricas tem cerca de 95 m2 e está equipado com bancadas para 50 alunos. Seus principais equipamentos são: 17 multímetros digitais de bancada, 6½ dígitos, high performance, 115 V, marca Agilent, modelo 34410A; 17 osciloscópios digitais, 70 MHz, 2 canais analógicos, 2 GSa/s, 100 Kpts de record length, 8.5” WVGA de tela colorida, portas USB, 02 pontas de prova passiva, marca Agilent, modelo DSOX2002A, com gerador de Funções de 20 MHz + DVM; 17 fontes de alimentação DC programável, saída tripla, + 25V/ 1A e -25V/ 1A, 6V/5A fixa; 01 analisador de espectro marca Agilent, modelo B3831; 35 kits para Arduíno, módulo bancada controle de velocidade de motores CA marca SOMA; conjunto de transformadores trifásicos didáticos marca SOMA, modelo TD-01; conjunto de Magnetismo e Eletromagnetismo Marca Azeheb; medidor de resistência de isolamento HP 4329A; 2 Controladores Lógicos programáveis WEG (10 HR-A 3DR e 12 HR-D 3 DR) com respectivos cabos de comunicação; Diversos componentes como resistores, capacitores, indutores, diodos, diodos Zener, transistores, reguladores de tensão variável e fixa, tiristores, temporizadores, família TTL, relés, LED’s, displays.
Laboratório de CAD
O curso dispõe de um laboratório específico para CAD dotado de 26 máquinas e igual número de licenças full Autodesk® AutoCAD®. As aulas de desenho são dadas neste laboratório. As máquinas têm a seguinte especificação: 24 Thin client Fic Gênesis II Geode 266MHZ, 01 Servidor Dell Xeon E31220 3.10 Ghz, 250 HD e 8Gb memória, 1 Microcomputador AMD Sempron 2200+ 1,49Ghz, 40Gb HD, gravador de DVD.
Laboratório de Informática
Para simulação, o curso tem à disposição os 9 laboratórios de informática com 183 computadores no total, além de dois gabinetes móveis cada um com 68 notebooks, para aplicativos destinados à simulação como Matlab, Simulink e Labview.
Laboratório de Mecânica e Projetos
Em um espaço de 550 m2 temos o Laboratório de Mecânica e o Laboratório de Práticas e Projetos, equipados com bancadas hidráulicas e pneumáticas que atendem a diversas disciplinas, desde o básico como Mecânica dos Fluidos até disciplinas Específicas como Resistência dos Materiais, Processos de Metalurgia, Solda, Usinagem, Siderurgia, Metalografia, entre outras disciplinas.
Regina Elaine Santos Cabette E-mail: regina.cabette@unisal.br
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