Arquitetura e Urbanismo

O curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo está comprometido com a formação de profissionais atuantes nas mais diversas áreas do conhecimento que competem à dupla titulação do profissional Arquiteto e Urbanista, tais como planejamento urbano, desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo, preservação e conservação do patrimônio cultural e natural, conforto ambiental, novas tecnologias, teoria e história, que contribuem para o desenvolvimento regional.
Além da formação técnica, o curso oferece atividades que aproximam o estudante do ambiente profissional, criando formas de interação entre instituição e atuação no mercado de trabalho.

Ato Regulatório
Res. CONSU Nº 06/18 – publicada em 29/8/2018

carreira

O futuro profissional em Arquitetura e Urbanismo do UNISAL é estimulado a refletir e criticar suas próprias atuações e a serem criativos e capazes de interagir com outros saberes, estabelecendo diálogo entre teoria e prática, ciência e cultura, aptos a atender às expectativas da opinião pública e os preceitos da ética, com consciência ambiental e responsabilidade técnica e social.
O Arquiteto e Urbanista poderá atender clientes individuais, grupos sociais e comunidades inteiras, desenvolvendo projetos e coordenando equipes, desde a menor escala da arquitetura, até as maiores escalas do planejamento urbano e regional. Sua dupla titulação permite que atue com a concepção, organização e construção de espaços, interiores e exteriores, considerando a edificação e o espaço urbano, o desenho da paisagem e preservação do patrimônio cultural e ambiental.

matriz CURRICULAR

PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO

Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem. Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.

Confira no vídeo a seguir, com o Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, como acontece o seu percurso formativo:

coordenação

Prof. Dra. Paula Marques Braga

Presencial – Americana

Arquiteta e Urbanista formada pela Pontifícia Católica de Campinas (2005). Mestre em Urbanismo pela mesma instituição (2008). Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo USP, São Carlos (2013). Pós-doutorado (2021-2022) realizado com o apoio da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, com desenvolvimento de pesquisa sobre equidade urbana em territórios do precário, estudo sobre Paraisópolis, um projeto de pesquisa interdisciplinar que envolve o Instituto de Arquitetura e Urbanismo e Instituto de Biologia da USP. Campo de pesquisa voltado às questões relativas a intervenções urbanas em áreas centrais históricas e seus desdobramentos sobre o território, preservação do patrimônio cultural e aspectos sociais vinculados. Tem experiência em docência e coordenação de curso de Arquitetura e Urbanismo. Desenvolve pesquisas relacionadas ao temas Paisagem cultural, Preservação do patrimônio, Banalização da paisagem, Intervenções urbanas, Turismo, Dinâmicas urbanas em Áreas Centrais Históricas, considerando suas implicações para a identidade local e a população.

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

ALUNOS construíram