EDUCAÇÃO FÍSICA - ABI
LORENA - SÃO JOAQUIM


Duração
8 semestres


Turno das aulas
Noturno


Horário das aulas
19h às 22h35


Investimento
R$ 970,11 / mês
mensalidade 2023
SOBRE
A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como
objeto de estudo o movimento humano com foco nas diferentes formas e modalidades do
exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às
necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer.
O curso é semestral e tem ingresso único, tanto para o bacharel como o licenciado, sendo que nos quatro primeiros semestres todos os alunos passam pelo Ciclo Básico em que estudarão os conhecimentos sobre a fisiologia, biomecânica, anatomia, antropologia entre outros. Após escolha do aluno, no final do 4º período, agora na Etapa Específica, ele passará a estudar os conhecimentos específicos de cada formação. No caso da Licenciatura, estudará os conhecimentos didático-pedagógicos, filosóficos e legais da Educação Física Escolar. No caso
do Bacharelado, focará no treinamento personalizado esportivo, na orientação e planejamento de programas de exercícios físicos, na gestão esportiva, na saúde entre outros.
Ato Regulatório
Portaria Nº 1.041/15 – publicada em 24.12.2015
OBJETIVO
Bacharelado:
O objetivo do curso de Educação Física é proporcionar formação acadêmico-profissional, humanista e crítica que qualifique o profissional para intervir acadêmica e profissionalmente, com base no rigor cientifico, na reflexão filosófica e pautado no princípio ético, buscando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Do ponto de vista da atenção à saúde, o objetivo é permitir ao profissional de Educação Física, uma abordagem mais integral, dentro do seu âmbito profissional para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde tanto em nível individual quanto coletivo.
Licenciatura:
Formar profissionais críticos, éticos, empreendedores, aptos e competentes a exercerem à docência em Educação Física, nos diferentes níveis de Ensino (ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino de jovens e adultos), em instituições públicas e privadas da Educação Básica, sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas de modo a promover o desenvolvimento humano por meio da cultura corporal do movimento nas suas diversas formas de expressão, no Esporte, nos Jogos, nas Lutas, nas Danças e na Ginástica.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O egresso em Educação Física tem ampla possibilidade de atuação no mercado de trabalho podendo atuar em clubes, academias, empresas, laboratórios de análise do exercício físico e de saúde, hotéis, clínicas, secretarias de esporte, associações, fundações, federações, confederações e comitês esportivos, Organizações Não Governamentais (ONGs), secretarias de saúde (programa de saúde da família), parques temáticos, centros comunitários, centros de lazer, condomínios e espaços que envolvam atividades físicas, esportivas e de lazer. Também pode atuar de forma autônoma, em empresa própria ou prestando serviços de treinamento físico personalizado ou consultoria esportiva, desenvolvimento de produtos específicos, entre outros.
O licenciado em Educação Física poderá atuar como professor de Educação Física escolar em escolas públicas e privadas no ensino infantil, no ensino fundamental, no ensino médio e no ensino de jovens e adultos (EJA) e no ensino superior. Poderá também desenvolver pesquisas e projetos educacionais em Secretarias de Educação e Organizações Não Governamentais (ONGs).
O profissional da Educação Física é especializado na ciência da motricidade humana, buscando atender, compreender a cultura corporal de movimento com base nos aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade. Em relação aos exercícios físicos, tem como responsabilidade: diagnosticar, definir procedimentos, ministrar, orientar, desenvolver, identificar, planejar, coordenar, supervisionar, lecionar, assessorar, organizar, dirigir e avaliar tanto no ambiente da Licenciatura quanto do Bacharelado.
LABORATÓRIO
Laboratórios Didáticos (Midiateca e de Informática);
Laboratório de Anatomia e Biologia e Bioquímica;
Laboratório de Motricidade Humana.
Piscina;
Campo de Futebol;
Quadra de esportes;
Ginásio de Ginástica Artística;
Ginásios Multiuso;
Parede de Escalada e Rapel.
PERFIL DO EGRESSO
Licenciado: O egresso do curso de Licenciatura em Educação Física torna-se um profissional empreendedor para atuar nas dinâmicas direcionadas às práticas educativas da cultura corporal de movimento no ambiente escolar.
PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO
Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem!
Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.
Dessa forma, criamos o Percurso Formativo do Aluno com cinco componentes principais:
Projeto Integrador e Projeto de Vida: elemento norteador do curso e primordial para a formação do profissional inovador. A atividade proporciona oportunidade para a aplicação prática dos conhecimentos, gerando autonomia e trabalho em equipe para a resolução dos desafios. É o momento de “pôr a mão na massa”, solucionando questões reais, em preparação para a via profissional. Além de possibilitar carga horária curricular para a atividade (80 horas semestrais), O UNISAL disponibiliza salas de estudo e laboratórios para que os grupos possam soltar sua criatividade e elaborar projetos inovadores.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Unidades curriculares: disciplinas e atividades curriculares que desenvolvem a aprendizagem dos conceitos e técnicas. São compostas por unidades de caráter técnico – específicas da carreira escolhida – e humanístico – que promovem o desenvolvimento integral do aluno, bem como as habilidades comportamentais requeridas pelo mundo do trabalho, também chamadas de “soft skills”, como liderança, trabalho em equipe, capacidade de decisão, entre outras. Em sua estrutura, o UNISAL conta com salas de aula, ambientes pedagógicos e laboratórios específicos para cada carreira e curso.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Estágio: momento de inserção do aluno no mundo do trabalho. Esta é a fase da primeira experiência profissional do aluno na carreira escolhida, propiciada pelo UNISAL, que supervisiona e orienta essa vivência. Além de buscar vagas de estágio, o UNISAL auxilia o aluno na procura por oportunidades de emprego, contando com sua equipe de Estágios e Empregabilidade.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Disciplinas Optativas: o UNISAL proporciona ao aluno a oportunidade de escolher livremente conteúdos que gostaria de conhecer, independentemente de sua área de formação. Nessa flexibilização curricular, são disponibilizadas disciplinas de TODOS os cursos do UNISAL para que o aluno possa definir como quer enriquecer sua trajetória, tornando-se um profissional completo. As disciplinas optativas são oferecidas sem qualquer custo adicional, condicionadas apenas à existência de vagas e oferecimento no curso. Ao final, todas as disciplinas cursadas com aprovação irão compor o histórico escolar do aluno, que terá um diferencial em sua formação, de acordo com sua preferência.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Atividades Complementares: mais um componente curricular de flexibilização da formação do aluno; as atividades complementares são de livre escolha do discente, realizadas por meio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro ou fora do UNISAL, fortalecendo a pluralidade do profissional.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
CORPO DOCENTE
Você será orientado por um excelente corpo docente, formado, em sua maioria, por professores titulados Mestres e Doutores, que possuem formações nas respectivas áreas. Além de transmitir os conhecimentos teóricos, eles poderão compartilhar suas experiências e vivências de sucesso na profissão.
EMPREGO E ESTÁGIO
O estágio supervisionado é componente curricular obrigatório, ocorrendo simultânea e paralelamente ao desenvolvimento do Curso e será realizado no âmbito de instituições e órgãos, públicos e privados de prestação de serviços em atividade física, esportiva, recreativa e de saúde, tais como academias, clubes, secretarias de esporte, escolas de ensino fundamental e médio, spas, grêmios esportivos, hospitais, escolas esportivas, centros de saúde, etc. A diversificação de tipos e locais de estágio é relevante, de modo a preparar o aluno apropriadamente para a inserção no mundo do trabalho.
COORDENADOR DO CURSO
Prof. Dr. Marcelo Guimarães Silva – marcelo.silva@unisal.br