Engenharia de Automação e Controle

O curso de Graduação em Engenharia de Automação e Controle (Bacharelado) do UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo visa propiciar condições para a formação de uma base sólida que permita o desenvolvimento proveitoso do curso, por meio de uma atenção especial ao núcleo de conteúdos básicos e à implementação de estratégias de suporte aos alunos, tais como nivelamento, monitorias e condições para desenvolver atividades fora da sala de aula envolvendo-o no processo participativo do aprendizado.

Estão contemplados nesse percurso o estudo de técnicas de controle e automação, informática industrial, integração e avaliação de sistemas de informação aplicados aos sistemas industriais de manufatura, bem como o desenvolvimento do aluno na capacidade de pesquisa e o interesse investigativo, incentivando-o à iniciação científica.

Ato Regulatório
Portaria Nº 419/17 – publicada em 10/5/2017

carreira

Dos sistemas mais simples aos bastante complexos, todas as indústrias possuem hoje formas de automação que trazem melhorias para a produtividade, qualidade e meio ambiente. A competitividade acirrada no mercado interno e externo gera o constante desenvolvimento dessa área da engenharia que exige profissionais altamente qualificados, com amplo conhecimento das técnicas de controle, produção, gerenciamento e dos recursos de informática, tanto no chão de fábrica quanto nos níveis superiores. 

Para uma carreira bem-sucedida, o curso procura formar profissionais ativos e empreendedores, comprometidos com as realidades econômicas, tecnológicas e ambientais da sociedade e com o relacionamento humano.

matriz CURRICULAR

PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO

Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem. Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.

Confira no vídeo a seguir, com o Pe. Sérgio Augusto Baldin Júnior, como acontece o seu percurso formativo:

coordenação

Prof. Dr. Lino Rosell Valdenebro

Presencial – Americana

Possui graduação em Engenharia de Automação e Controle pela Universidade de Oriente/Cuba (1992), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Processamento Digital de Sinais (PDS). As principais áreas de atuação em pesquisa e desenvolvimento incluem: Sistemas de controle digital, Projeto e desenvolvimento de software para sistemas de tempo real, Controle e identificação de sistemas dinâmicos, Sistemas embarcados de alto desempenho, Otimização linear e não linear, Redes Neurais Artificiais, Lógica Fuzzy e Algoritmos Genéticos com aplicações em sistemas de controle Participou de estágio junto a grupos de pesquisa no exterior.

Prof. Anderson Luiz Barbosa

Presencial – Campinas

Anderson Luiz Barbosa é doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas; é mestre em Engenharia Elétrica – Telemática e Telecomunicações – pela Universidade Estadual de Campinas, mestre em Informática – Gerenciamento de Sistemas Informação – pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo, bacharel em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista e técnico em Processamento de Dados pelo Colégio Técnico da Universidade Estadual de Campinas. É professor e coordenador dos cursos de Engenharia (Automação e Controle, Civil, Elétrica, Mecânica, Produção, Química) do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – Unidade de Ensino de Campinas – Campus São José, professor titular (referência III, grau G) da Faculdade de Tecnologia (FATEC) de Campinas. Foi diretor de operações do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – Unidades de Ensino de Americana e Campinas no período de janeiro de 2009 a janeiro de 2023 Dentre os principais temas de atuação e pesquisa estão: Avaliação Institucional, Gestão Educacional, Tecnologia Educacional, Educação a Distância, Engenharia de Software, Gerenciamento de Projetos, Banco de Dados e Sistemas de Informação. É Avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do Ministério da Educação.

Por que estudar NO UNISAL?

Faça disciplinas Optativas
No UNISAL, você pode estudar o conteúdo de qualquer outro curso para compor o seu currículo e ter uma formação mais personalizada. Destaque-se no mundo do trabalho sem qualquer custo adicional.

Coloque a mão na massa
Por meio de um projeto integrador, estude focando em questões práticas do mundo do trabalho. No UNISAL, você articula o percurso formativo com o seu projeto de vida.

Faça estágio
Receba o auxílio e a orientação do UNISAL ao buscar sua primeira experiência profissional. O apoio que você precisa para a inserção no mundo do trabalho e da globalização.

Desenvolva capacidade de decisão
No UNISAL, você é o protagonista do seu percurso formativo. Por meio do projeto integrador é possível desenvolver habilidades e capacidades que farão diferença na sua vida profissional e pessoal.

alto índice de empregabilidade

aprendizado por projetos

protagonismo do aluno

0
ALUNOS construíram
seu futuro aqui
0
COLABORADORES transformam alunos em protagonistas
0
CURSOS
oferecidos
0
ANOS ajudando alunos a
construírem seu futuro