ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO E CONTROLE
AMERICANA - MARIA AUXILIADORA


Duração
10 semestres


Turno das aulas
Noturno


Horário das aulas
19h às 22h35


Investimento
R$ 1.270,00 / mês
mensalidade 2023
SOBRE
Dos sistemas mais simples aos bastante complexos, todas as indústrias possuem hoje formas de automação que trazem melhorias para a produtividade, qualidade e meio ambiente. A competitividade acirrada no mercado interno e externo gera o constante desenvolvimento dessa área da engenharia que exige profissionais altamente qualificados, com amplo conhecimento das técnicas de controle, produção, gerenciamento e dos recursos de informática, tanto no chão de fábrica quanto nos níveis superiores.
Ato Regulatório
Portaria Nº 419/17 – publicada em 10.05.2017
OBJETIVO
Formar em consonância com os ideais da educação salesiana profissionais ativos, empreendedores e comprometidos com as realidades econômicas, tecnológicas e ambientais da sociedade e com o relacionamento humano;
Propiciar condições para a formação de uma base sólida que permita o desenvolvimento proveitoso do curso, através de uma atenção especial ao núcleo de conteúdos básicos e à implementação de estratégias de suporte aos alunos tais como nivelamento, monitorias e condições para desenvolver atividades fora da sala de aula envolvendo-o no processo participativo do aprendizado;
Estudar técnicas de controle e automação, informática industrial, integração e avaliação de sistemas de informação aplicados aos sistemas industriais de manufatura;
Desenvolver no aluno a capacidade de pesquisa e o interesse investigativo, incentivando-o à iniciação científica;
Desenvolver nos egressos a capacidade de absorver novas tecnologias e conhecimentos.
ÁREA DE ATUAÇÃO
Em todo parque industrial e setor de serviços – sistemas de energia elétrica, indústrias automobilísticas e de autopeças, fiação e tecelagem, usinas, metalúrgicas, petroquímicas e químicas, empresas de projetos de automação de processos industriais, entre outros.
PERFIL DO EGRESSO
Profissional capacitado para entender e atuar, de forma consciente, propondo soluções tecnológicas inovadoras em sistemas de controle e automação.
PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO
Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem!
Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.
Dessa forma, criamos o Percurso Formativo do Aluno com cinco componentes principais:
Projeto Integrador e Projeto de Vida: elemento norteador do curso e primordial para a formação do profissional inovador. A atividade proporciona oportunidade para a aplicação prática dos conhecimentos, gerando autonomia e trabalho em equipe para a resolução dos desafios. É o momento de “pôr a mão na massa”, solucionando questões reais, em preparação para a via profissional. Além de possibilitar carga horária curricular para a atividade (80 horas semestrais), O UNISAL disponibiliza salas de estudo e laboratórios para que os grupos possam soltar sua criatividade e elaborar projetos inovadores.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Unidades curriculares: disciplinas e atividades curriculares que desenvolvem a aprendizagem dos conceitos e técnicas. São compostas por unidades de caráter técnico – específicas da carreira escolhida – e humanístico – que promovem o desenvolvimento integral do aluno, bem como as habilidades comportamentais requeridas pelo mundo do trabalho, também chamadas de “soft skills”, como liderança, trabalho em equipe, capacidade de decisão, entre outras. Em sua estrutura, o UNISAL conta com salas de aula, ambientes pedagógicos e laboratórios específicos para cada carreira e curso.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Estágio: momento de inserção do aluno no mundo do trabalho. Esta é a fase da primeira experiência profissional do aluno na carreira escolhida, propiciada pelo UNISAL, que supervisiona e orienta essa vivência. Além de buscar vagas de estágio, o UNISAL auxilia o aluno na procura por oportunidades de emprego, contando com sua equipe de Estágios e Empregabilidade.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Disciplinas Optativas: o UNISAL proporciona ao aluno a oportunidade de escolher livremente conteúdos que gostaria de conhecer, independentemente de sua área de formação. Nessa flexibilização curricular, são disponibilizadas disciplinas de TODOS os cursos do UNISAL para que o aluno possa definir como quer enriquecer sua trajetória, tornando-se um profissional completo. As disciplinas optativas são oferecidas sem qualquer custo adicional, condicionadas apenas à existência de vagas e oferecimento no curso. Ao final, todas as disciplinas cursadas com aprovação irão compor o histórico escolar do aluno, que terá um diferencial em sua formação, de acordo com sua preferência.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Atividades Complementares: mais um componente curricular de flexibilização da formação do aluno; as atividades complementares são de livre escolha do discente, realizadas por meio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro ou fora do UNISAL, fortalecendo a pluralidade do profissional.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
CORPO DOCENTE
Para formar seus alunos, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 95% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado.
PROJETOS
O Trabalho de Conclusão de Curso é componente curricular obrigatório para a obtenção da graduação em Engenharia de Automação e Controle (conforme DCN) e apresenta a finalidade básica de sintetizar e integrar os conhecimentos adquiridos durante o curso, em torno de um projeto.
Está concebido de forma a proporcionar ao aluno trabalhador, condições de desenvolver o seu projeto durante o 9º e o 10º semestre do curso e consiste em pesquisa desenvolvida por um grupo de alunos do 9º e 10º semestres do curso, orientado por um professor escolhido pelo grupo. Os principais objetivos do TCC são:
– Estimular a prática da pesquisa e da construção de conhecimento;
– Estimular a produção científica;
Estimular a prática da consulta bibliográfica especializada;
– Incentivar a capacidade de interpretação;
Demonstrar o grau de habilidade e competência desenvolvido pelos alunos;
– Desenvolver a capacidade da apresentação oral de idéias e redação de textos técnicos de forma clara, concisa e objetiva.
EMPREGO E ESTÁGIO
O Estágio Supervisionado constitui-se, dentro das exigências curriculares, num campo privilegiado para o exercício da prática profissional supervisionada e propicia oportunidade para análise desta prática à luz dos conteúdos teóricos inseridos no curso. Considera-se estágio curricular as atividades de aprendizagem social, cultural e profissional, proporcionadas pela participação do estudante em situações reais de vida e de trabalho, sendo realizada na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a coordenação e supervisão de nossa Instituição de Ensino. As 160 (cento e sessenta) horas de atividades do Estágio Supervisionado, sob a supervisão dos Professores, mais as horas de trabalho desenvolvidos nas empresas encontram-se concentradas nos 7º e 8º semestres. O aluno conta com um Supervisor de Estágio que o orienta durante o ano todo. Procura-se trabalhar com o Estágio, de maneira diferenciada, com forte conotação acadêmica e, ao mesmo tempo, potencializando a contribuição da Instituição com as empresas que recebem os alunos. Isso ocorre devido a uma proposta inovadora em termos do trabalho de conclusão do estágio, em que o aluno não se limita a relatar suas atividades na empresa, mas desenvolve toda uma reflexão que culmina na elaboração de uma monografia que contém uma proposta de melhoria para a empresa. O trabalho de estágio compreende as seguintes etapas desenvolvidas ao longo do quarto ano:
– Descrição geral da empresa e seu respectivo histórico;
– Descrição das áreas e seus processos;
Fundamentação teórica dos processos de cada área.
– Descrição e análise detalhada da área do estágio;
Busca de recomendações para a solução de problemas, proposta de melhorias levando em consideração a natureza sistêmica da empresa e justificativa da proposta;
– Redação do trabalho de conclusão de estágio, articulando teoria e prática
– Apresentação oral do trabalho de estágio perante uma banca formada por professores e membros da comunidade.
Com esta metodologia pretende-se desenvolver todos os aspectos do perfil profissiográfico desejado.
COORDENADOR DO CURSO
Prof. Dr. Lino Rosell Valdenebro – lino.valdenebro@unisal.br