FILOSOFIA - BACHAREL
LORENA - SÃO JOAQUIM


Duração
6 semestres


Turno das aulas
Matutino


Horário das aulas
8h às 11h40


Investimento
R$ 917,64 / mês
mensalidade 2023
SOBRE
A partir do eixo de competências e habilidades a ser desenvolvido ao longo do percurso formativo, o Curso de Filosofia-Bacharelado do UNISAL procurará proporcionar uma sólida e profunda formação filosófica cristã, a qual fundamenta o respeito à pessoa. Tendo como base a patrística, o tomismo e o humanismo integral, pautado em princípios éticos e de responsabilidade social, como base de sua formação profissional, espera-se que o curso favoreça a capacidade de dialogar com o mundo plural, com as filosofias críticas contemporâneas, de maneira cooperativa, inclusiva, no qual as diferenças sejam respeitadas e somadas para um pensar e repensar a sociedade contemporânea. O espírito investigativo filosófico e a pesquisa profunda e responsável deverão possibilitar à/ao discente agir como uma/um cidadã(o) autônomo-crítica(o), capaz de construir e projetar cenários que evidenciem os valores e o respeito à dignidade da pessoa humana, em diálogo com os princípios salesianos, atuando como pesquisador e consultor nos âmbitos social, comunitário, empresarial, institucional, eclesial e público.
Ato Regulatório
Portaria Nº 563/16 – publicada em 28.09.2016
OBJETIVO
O objetivo geral do curso de filosofia é formar a pessoa humana, cidadã, profissional, pesquisadora na área de Filosofia, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência, sua identidade e sua relação com o transcendente, com a sociedade, com a cultura e com o mundo plural.
Os objetivos específicos estão assim elencados:
- Desenvolver e aprimorar no discente a capacidade de ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar os clássicos da Filosofia segundo os rigorosos procedimentos científicos e da hermenêutica com atenção especial às filosofias agostiniana e tomista.
- Fomentar e favorecer a cooperação na busca pelo padrão de excelência na pesquisa filosófica e na formação de uma comunidade científica.
- Desenvolver sistematicamente o raciocínio, os métodos, a escrita e a argumentação, propriamente filosóficos.
- Provocar no discente um diálogo constante entre Fé e Razão, como condição de aprofundada e significativa inserção crítica no mundo plural.
- Favorecer ao discente a formação de uma consciência crítica acerca da realidade humana e das questões sociais, políticas e econômicas.
- Habilitar o discente para formular e propor, de um modo especificamente filosófico, soluções a problemas sociais, políticos, religiosos e culturais.
PERFIL DO EGRESSO
O perfil desejado dos egressos do Curso de Bacharel em Filosofia do UNISAL foi concebido a partir das orientações definidas no PPI, nas DCN tendo em vista as peculiaridades da contemporaneidade, o mercado de trabalho, as mudanças socioeconômicas e tecnológicas.
A partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação filosófica a qual fundamenta o respeito à pessoa. Pautado em princípios éticos e cristãos, como base de sua formação profissional, espera-se que o egresso do curso seja capaz de dialogar com o mundo plural, na qual as diferenças sejam respeitadas e somadas para um pensar e repensar a sociedade contemporânea. O espírito investigativo filosófico e a pesquisa devem possibilitar o agir do egresso como um cidadão autônomo-crítico capaz de construir e projetar cenários que evidenciem os valores e o respeito à dignidade da pessoa humana.
PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO
Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem!
Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.
Dessa forma, criamos o Percurso Formativo do Aluno com cinco componentes principais:
Projeto Integrador e Projeto de Vida: elemento norteador do curso e primordial para a formação do profissional inovador. A atividade proporciona oportunidade para a aplicação prática dos conhecimentos, gerando autonomia e trabalho em equipe para a resolução dos desafios. É o momento de “pôr a mão na massa”, solucionando questões reais, em preparação para a via profissional. Além de possibilitar carga horária curricular para a atividade (80 horas semestrais), O UNISAL disponibiliza salas de estudo e laboratórios para que os grupos possam soltar sua criatividade e elaborar projetos inovadores.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Unidades curriculares: disciplinas e atividades curriculares que desenvolvem a aprendizagem dos conceitos e técnicas. São compostas por unidades de caráter técnico – específicas da carreira escolhida – e humanístico – que promovem o desenvolvimento integral do aluno, bem como as habilidades comportamentais requeridas pelo mundo do trabalho, também chamadas de “soft skills”, como liderança, trabalho em equipe, capacidade de decisão, entre outras. Em sua estrutura, o UNISAL conta com salas de aula, ambientes pedagógicos e laboratórios específicos para cada carreira e curso.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Estágio: momento de inserção do aluno no mundo do trabalho. Esta é a fase da primeira experiência profissional do aluno na carreira escolhida, propiciada pelo UNISAL, que supervisiona e orienta essa vivência. Além de buscar vagas de estágio, o UNISAL auxilia o aluno na procura por oportunidades de emprego, contando com sua equipe de Estágios e Empregabilidade.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Disciplinas Optativas: o UNISAL proporciona ao aluno a oportunidade de escolher livremente conteúdos que gostaria de conhecer, independentemente de sua área de formação. Nessa flexibilização curricular, são disponibilizadas disciplinas de TODOS os cursos do UNISAL para que o aluno possa definir como quer enriquecer sua trajetória, tornando-se um profissional completo. As disciplinas optativas são oferecidas sem qualquer custo adicional, condicionadas apenas à existência de vagas e oferecimento no curso. Ao final, todas as disciplinas cursadas com aprovação irão compor o histórico escolar do aluno, que terá um diferencial em sua formação, de acordo com sua preferência.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Atividades Complementares: mais um componente curricular de flexibilização da formação do aluno; as atividades complementares são de livre escolha do discente, realizadas por meio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro ou fora do UNISAL, fortalecendo a pluralidade do profissional.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
CORPO DOCENTE
Para formar seus alunos, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 95% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado.
COORDENADOR DO CURSO
Prof. José Marcos Mine Vanzella, sdb (jose.vanzella@unisal.br)