FILOSOFIA - LICENCIATURA
LORENA - SÃO JOAQUIM


Duração
8 semestres


Turno das aulas
Matutino


Horário das aulas
Das 08h às 11h40


Investimento
R$ 917,64 / mês
mensalidade 2023
SOBRE
A partir do eixo de competências e habilidades a ser desenvolvido ao longo do percurso formativo, o Curso de Filosofia-Licenciatura procurará proporcionar uma sólida e profunda formação filosófica, pedagógica e cristã, fundamentada no respeito à pessoa. Tendo como base a patrística, o tomismo e o personalismo, pautado em princípios éticos e de responsabilidade social, como base de sua formação profissional, espera-se que o curso favoreça a capacidade do discente em dialogar com o mundo plural de maneira cooperativa, inclusiva, no qual as diferenças sejam respeitadas e somadas a um pensar e repensar a sociedade contemporânea. Pautada (o) em princípios éticos e pedagógicos que a (o) torne capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadã(o) autônomo-crítica (o), de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atuará como um (a) profissional da educação, atenta(o) à pesquisa, à reflexão e à ação didática renovadora de acordo com a BNCC e que seja capaz de construir e projetar cenários que evidenciem os valores e o respeito à dignidade da pessoa humana, em diálogo constante com os princípios salesianos.
Ato Regulatório
Portaria Nº 205/20 – publicada em 07.07.2020
OBJETIVO
O curso de Licenciatura em Filosofia tem por objetivo geral formar a pessoa humana, cidadã, profissional, educador na área de Filosofia, que desenvolva uma atitude reflexiva sobre o sentido da própria existência, sua identidade e sua relação com o transcendente, com a sociedade e com o mundo.
Os objetivos específicos estão assim elencados:
- Desenvolver e aprimorar no discente a capacidade de ler, compreender, interpretar, analisar e sintetizar os clássicos da Filosofia segundo os rigorosos procedimentos científicos e da hermenêutica com atenção especial às filosofias agostiniana e tomista.
- Fomentar e favorecer a cooperação na busca pelo padrão de excelência na docência filosófica e na formação de uma comunidade educativa baseada em valores humanísticos, éticos e científicos.
- Desenvolver sistematicamente o raciocínio, os métodos, a escrita e a argumentação, propriamente filosóficos.
- Provocar no discente um diálogo constante entre Fé e Razão, como condição de aprofundada e significativa inserção crítica no mundo plural.
- Favorecer ao discente a formação de uma consciência crítica acerca da realidade humana e das questões sociais, políticas e econômicas.
- Habilitar o (a) discente para formular e propor, de um modo especificamente filosófico, soluções a problemas educacionais, sociais, políticos, religiosos e culturais.
- Capacitar o (a) discente para ser agente de reflexão da educação integral nas diversas áreas da Educação Básica.
- Potencializar no(a) discente a criatividade educativa, metodológica e didática em uma constante e vital atualização pedagógica.
ÁREA DE ATUAÇÃO
O (A) Licenciado (a) do curso de Licenciatura em Filosofia pode atuar na docência, principalmente no âmbito do Ensino Básico, Fundamental e Médio, na produção literária, na pesquisa com ênfase na educação, na formação em humanidades e projeto de vida, na atuação em conselhos e órgãos públicos.
PERFIL DO EGRESSO
A partir dos objetivos desenvolvidos ao longo do curso e norteadores desta sociedade contemporânea, espera-se do egresso uma sólida e profunda formação filosófica e pedagógica a qual fundamenta o respeito à pessoa. Pautado em princípios éticos que o tornem capaz de dialogar com as diferenças e de agir como cidadão autônomo-crítico de forma consistente na transformação do ambiente em que vive e atua o egresso, portanto, precisa ser um profissional da educação, atento à pesquisa, à reflexão e à ação didática renovadora.
O UNISAL mantém o Programa de Relacionamento com o Ex-Aluno, uma forma de fortalecer os laços aqui formados, em vários aspectos. Clique aqui e conheça o Programa!
PERCURSO FORMATIVO DO ALUNO
Mais do que uma instituição de ensino, o UNISAL é uma instituição de aprendizagem!
Estudos mostram que o cérebro humano aprende mais quando resolve problemas. Pensando nisso, o UNISAL elaborou um modelo pedagógico de Percurso Formativo do Aluno, voltado para o protagonismo do discente e norteado pelo desenvolvimento do Projeto Integrador do Curso. Em nossos cursos, o aluno é estimulado a utilizar seus conhecimentos para a solução de problemas em situações simuladas e reais, integrando os conceitos aprendidos nas diferentes unidades curriculares no Projeto Integrador.
Dessa forma, criamos o Percurso Formativo do Aluno com cinco componentes principais:
Projeto Integrador e Projeto de Vida: elemento norteador do curso e primordial para a formação do profissional inovador. A atividade proporciona oportunidade para a aplicação prática dos conhecimentos, gerando autonomia e trabalho em equipe para a resolução dos desafios. É o momento de “pôr a mão na massa”, solucionando questões reais, em preparação para a via profissional. Além de possibilitar carga horária curricular para a atividade (80 horas semestrais), O UNISAL disponibiliza salas de estudo e laboratórios para que os grupos possam soltar sua criatividade e elaborar projetos inovadores.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Unidades curriculares: disciplinas e atividades curriculares que desenvolvem a aprendizagem dos conceitos e técnicas. São compostas por unidades de caráter técnico – específicas da carreira escolhida – e humanístico – que promovem o desenvolvimento integral do aluno, bem como as habilidades comportamentais requeridas pelo mundo do trabalho, também chamadas de “soft skills”, como liderança, trabalho em equipe, capacidade de decisão, entre outras. Em sua estrutura, o UNISAL conta com salas de aula, ambientes pedagógicos e laboratórios específicos para cada carreira e curso.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Estágio: momento de inserção do aluno no mundo do trabalho. Esta é a fase da primeira experiência profissional do aluno na carreira escolhida, propiciada pelo UNISAL, que supervisiona e orienta essa vivência. Além de buscar vagas de estágio, o UNISAL auxilia o aluno na procura por oportunidades de emprego, contando com sua equipe de Estágios e Empregabilidade.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Disciplinas Optativas: o UNISAL proporciona ao aluno a oportunidade de escolher livremente conteúdos que gostaria de conhecer, independentemente de sua área de formação. Nessa flexibilização curricular, são disponibilizadas disciplinas de TODOS os cursos do UNISAL para que o aluno possa definir como quer enriquecer sua trajetória, tornando-se um profissional completo. As disciplinas optativas são oferecidas sem qualquer custo adicional, condicionadas apenas à existência de vagas e oferecimento no curso. Ao final, todas as disciplinas cursadas com aprovação irão compor o histórico escolar do aluno, que terá um diferencial em sua formação, de acordo com sua preferência.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
Atividades Complementares: mais um componente curricular de flexibilização da formação do aluno; as atividades complementares são de livre escolha do discente, realizadas por meio de atividades científicas, artísticas e culturais, dentro ou fora do UNISAL, fortalecendo a pluralidade do profissional.
O aluno conhecerá o ambiente empresarial e a forma como o mercado afeta os negócios associados, entendendo os fatores financeiros, humanos e industriais. Compreenderá o ambiente competitivo do mercado e as estratégias para atuar de forma inovadora, com o uso de informações nas negociações e no processo decisório, e terá, ainda, a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos
CORPO DOCENTE
Para formar seus alunos, o curso conta com um corpo docente extremamente qualificado: aproximadamente, 95% de mestres e doutores. Além da titulação, outro ponto forte é a excelente experiência profissional de vários professores, que procuram levar para as salas de aula os ensinamentos obtidos como executivos de empresas nacionais e/ou multinacionais instaladas na região. Como existem vários professores que atuam no mercado de trabalho, os estudos de caso tratados em sala são bem atuais. Os palestrantes dos diversos eventos promovidos pelo curso, na grande maioria, são indicados por esses professores, face ao estreito relacionamento que possuem com outros profissionais do mercado.
PROJETOS
Projeto Itinerários Filosóficos
Publicação dos artigos dos alunos e professores do curso na Revista ‘Itinerários Filosóficos’
EMPREGO E ESTÁGIO
O Estágio, não se configura somente como uma obrigatoriedade curricular, mas também como um momento de sistematização do conhecimento e o exercício da prática escolar.
Como descritos nos regulamentos, o aluno é convidado a desenvolver um projeto em uma das escolas conveniadas ao curso. Além disto ele deve apresentar, sob a orientação de seu supervisor, um relatório de leituras necessárias a execução do projeto.
Dada a importância na formação do aluno, o UNISAL possui uma coordenação própria para acompanhamento, orientação normativa e responsável por estabelecer convênios com as escolas.
O estágio supervisionado no âmbito dos cursos de licenciatura, possuem dois processos que sinalizam para o devido registro das atividades empíricas e da sistematização de conhecimento e de conteúdos inerentes ao tema e/ou abordagem referente ao projeto executado e/ou proposto no ambiente escolar: Realização do Relatório Parcial e realização do Relatório Final.
O aluno deverá ser capaz de refletir e discutir a prática do estágio, além de propor alternativas para a qualificação do estágio.
É de atribuição do Centro UNISAL deliberar sobre o funcionamento do estágio, estabelecendo convênios, indicando o professor responsável pelo estágio supervisionado e propor, conjuntamente com o colegiado do curso de Filosofia, projetos a serem desenvolvidos pelos alunos. Cabe à instituição que recebe o aluno, decidir sobre as possibilidades do estágio, verificar a adequação dos projetos, podendo inclusive propor novos projetos, auxiliar e acompanhar a execução do estágio, participando da avaliação, elaborar o registro da frequência dos alunos, expedir os atestados e apreciação final, remunerar ou não os alunos.
Espera-se que o aluno seja capaz de exercer suas atividades de uma forma competente e que tenha como orientação cotidiana à conjunção das dimensões humana, social, transcendental e profissional.
O estágio supervisionado realiza-se a partir do 3º semestre letivo, tendo horária total de 400 horas. O estágio, de caráter individual, deve estar integrado com as disciplinas específicas estudadas pelo aluno. O Estágio obedece às normas do Regulamento de Estágio do Centro Unisal e com regulamento específico para as licenciaturas.
COORDENADOR DO CURSO
Prof. José Marcos Mine Vanzella. , sdb (jose.vanzella@unisal.br)